Os envios desta tarefa são as postagens no fórum da tarefa. Abaixo, encontram-se as postagens do fórum de Guilherme Subtil Nunes, ou é possível exibir todo o fórum.

Sou Coordenador de Infraestrutura em Nuvem em uma empresa que fornece sistemas e soluções de governança para a gestão pública. Atualmente estamos trabalhando com duas frentes, um provider é a Primus (empresa nacional) e outra é a AWS no qual estamos estudando migrar nossas soluções. Estamos trabalhando no modelo IaaS junto com o nosso fornecedor Primus, no qual nos fornece o modelo em Hosting, virtualiza nossas aplicações desktop e hospeda nossas soluções web. Nossos clientes finais utilizam os sistemas em um modelo SaaS.   

  1. Pensando neste case da Capital One e no cenário da empresa onde você trabalha hoje, como você imagina um projeto de utilização da nuvem AWS?

Imagino um projeto utilizando esteiras de deploy bem configuradas com o IaC e Terraform, com fluxos de actions do Github e/ou pepilines via Bitbucket para a montagem, manutenção da infraestrutura e exportação dos dados via jobs Spark para datalakes bem estruturados.

  1. Caso a sua empresa já esteja utilizando a nuvem AWS, na sua opinião, quais serão os próximos passos?

Estamos aos poucos estruturando nosso IaC. Ainda precisamos de mais know-how a respeito dos recursos da AWS para que possamos dar os próximos passos, pois precisamos enxugar mais as tecnologias da AWS e também treinar pessoas. Nosso problema hoje está no custo, ainda não conseguimos uma margem considerável em relação ao nosso provider atual.   

  1. Você prefere migrar uma aplicação por vez ou fazer um projeto que migraria todas de uma vez?

Inicialmente faríamos algumas migrações por vez, porém a ideia seria migrarmos todas de uma só vez. Nossas migrações serão baseadas por cliente, para isto precisaríamos entender primeiro como iremos desenhar nossas soluções para depois pensarmos como serão montadas as esteiras de deploy.    

  1. Sobre o modelo de serviços você começaria utilizando IaaS ou PaaS e por quê?

Iniciamos nosso projeto em cloud como havia comentado anteriormente no modelo IaaS e SaaS. Com a migração para a AWS, iremos primeiro buscar mais know-how conforme havia comentado anteriormente, para depois desenharmos nosso projeto. O modelo em SaaS continuará para os nossos clientes, algumas das nossas soluções provavelmente iremos manter no modelo IaaS por precisarmos de algumas configurações específicas de versões e sistemas legados e outros migraremos para PaaS.  

  362919